Se você nunca ouviu falar sobre higienização do ar-condicionado ou está buscando informações para fazer no seu, aqui tem todas as informações.
O ar-condicionado automotivo é o principal aliado dos condutores em dias quentes. Mas para manter seu bom desempenho e deixá-lo sem riscos de fungos, bactérias e vírus, é fundamental deixar a higienização em dia.
Só que muitos motoristas acabam se esquecendo de realizar a limpeza do ar-condicionado do próprio carro. Isso não pode acontecer, pois este cuidado está entre os principais que devemos ter com o veículo.
Quer saber quais são os sinais de que chegou a hora de fazer uma higienização do ar-condicionado do seu carro? Continue a leitura para aprender a identificar esses sintomas e ver o passo a passo para limpar esse climatizador automotivo.
Os sinais que indicam a necessidade de higienização do ar-condicionado do carro
Sim, o seu carro emite alguns sinais de que chegou o momento de realizar a higienização do ar-condicionado.
Antes de te contar quais são, saiba que, de modo geral, a recomendação é a de que essa limpeza seja realizada anualmente.
Esse período é estimado a partir da média de vida útil dos filtros, que são os responsáveis por reter as sujeiras, vírus, bactérias e fungos.
Dito isto, aqui estão os sinais que indicam a necessidade de higienização do ar-condicionado do carro:
Mau cheiro
Clássico. Basta ligar o ar-condicionado para sentir um odor desagradável.
Quando o equipamento exala mau cheiro, é sinal de que precisa de uma higienização.
O odor é resultado do acúmulo de fungos, ácaros e bactérias acumulados no filtro de ar ou no evaporador — componente que faz a circulação do ar no sistema.
Sem a higienização do ar-condicionado, o mau cheiro vai tomar conta do veículo toda vez que for ativado.
Destacamos ainda que parte desses microrganismos pode se desprender do sistema e chegar ao ambiente interno do veículo, podendo causar complicações no sistema respiratório.
Dificuldades para ventilar e manter o ar frio
Outro sinal de que chegou a hora de fazer a higienização do ar-condicionado é quando ele apresenta dificuldades para ventilar e manter o ar frio.
Essas dificuldades, que podem ser o acúmulo de impurezas no interior do ar-condicionado, faz com que a temperatura desejada demore bastante até que seja atingida. Isso não pode acontecer.
Quando o ar-condicionado encontra obstáculos para funcionar bem, ele acaba exigindo mais potência do que o normal. O resultado pode ser prejuízos na eficiência do sistema de ar e aumento no consumo de combustível e bateria.
A consequência é uma reação em cadeia no desempenho do carro.
Os principais componentes do ar-condicionado automotivo
Agora que você conhece os principais sintomas que indicam a necessidade de realizar uma higienização no ar-condicionado do seu carro, preparamos uma lista com os componentes desse sistema.
Essa informação é de extrema importância, pois vai te ajudar no próximo tópico, com o passo a passo da higienização do ar-condicionado automotivo. Por isso, fique atento aos nomes e funções a seguir:
Compressor
Coração do ar-condicionado. Ele comprime o fluido refrigerante do evaporador e libera para outro componente, o condensador.
Fluido
Deixa o ar na temperatura desejada. Quando sai do compressor, está superaquecido.
Condensador
O condensador recebe o fluido superaquecido e deixa ele na temperatura certa, misturando-o com o ar.
Filtro
A impureza que estiver no ar misturado com o fluido será retida pelo filtro.
Válvula de expansão
Controla o fluxo em todo sistema. Quando você pede determinada temperatura, é a válvula de expansão que ajuda a alcançá-la.
Mangueiras
Ligam todo o sistema de refrigeração. Precisam estar bem conservadas, para evitar fugas de fluido no sistema.
Como fazer a higienização do ar-condicionado?
O processo de higienização do ar-condicionado contempla algumas etapas importantes, como a verificação do sistema e a troca do filtro. Os detalhes estão a seguir:
Verifique se o ar-condicionado funciona normalmente
O primeiro passo é básico, mas muito importante. Coloque-o para funcionar e avalie, com as portas e vidros fechados, se está funcionando normalmente.
Observe outros itens do carro
O próximo passo é a verificação da correia, da bomba d’água e do alternador. Abra o capô, com o carro ligado, e observe se há fissuras, rachaduras ou ruídos em comum.
Se encontrar algo fora do normal, procure orientação profissional.
Averigue o condensador e o radiador
Quando estão entupidos, atrapalham o fluxo de ar e prejudica a dissipação do sistema de climatização. Deixe-os limpos e livres de resíduos.
Cheque o filtro do ar-condicionado
Nesta etapa da higienização do ar-condicionado, você deve se certificar de que o filtro não está entupido.
Como ele permanece úmido boa parte do tempo, cria o ambiente ideal para o surgimento de fungos e bactérias. Ao ligar o ar-condicionado, esses microrganismos vão para dentro da cabine.
Troque-o caso tenha se passado 1 ano da última higienização do ar-condicionado ou se notar aparência muito acinzentada, excesso de pó ou com manchas.
Mas se precisar apenas limpar o filtro, aqui está o passo a passo:
- remova o filtro observando as orientações do manual do veículo;
- tire toda a sujeira com aspirador de pó;
- mergulhe o filtro, por alguns minutos, em uma solução de água e sabão neutro;
- utilize um pano úmido para remover as sujeiras mais grossas;
- enxágue o filtro em água corrente;
- segue bem com um pano limpo que não solte fiapos;
- encaixe o filtro novamente.
Limpe as ventarolas ou difusores
A limpeza das ventarolas ou difusores pode ser feita com lenços umedecidos, ou cotonetes, para alcançar os cantos mais difíceis.
Por fora, passe um pano de microfibra com detergente neutro e água.
Aplique o higienizador
O higienizador é uma solução específica para a limpeza do ar-condicionado. Você encontra em lojas de acessórios automotivos.
Cada higienizador tem suas instruções, mas o processo geral costuma ser:
- ligar o veículo;
- acionar o ar-condicionado;
- liberar o conteúdo do produto;
- deixar agir pelo tempo indicado com portas e janelas fechadas.
A higienização do ar-condicionado é fundamental para evitar que esse sistema deixe de funcionar e exija uma troca completa. Aproveite para conhecer outros 10 cuidados para conservar seu seminovo, mantendo-o bonito e funcionando perfeitamente bem.