Curiosidades

Como funciona o carro elétrico: 5 dúvidas sobre o tema!

Equipe 101
Escrito por Equipe 101 em janeiro 19, 2023
Como funciona o carro elétrico: 5 dúvidas sobre o tema!
Fale com Nossos Consultores

Entre em Contato Através do Whatsapp

Muito se fala sobre ele, mas nem sempre encontramos informações sobre como funciona o carro elétrico. Será que dá choque? Tem que carregar na tomada todos os dias? A manutenção é mais cara?

Essas e outras dúvidas são comuns. Mas sabemos que o carro elétrico, apesar de não poluir durante sua utilização, causa poluição durante seu processo de fabricação. Suas baterias necessitam de itens extraídos do meio ambiente.

Em compensação, os veículos elétricos têm mais espaço interno, pois não contam com enormes motores. Aliás, os motores presentes neles não precisam de troca de óleo, água ou correias.

Quer saber como funciona um carro elétrico? Continue a leitura e veja ainda 5 dúvidas frequentes sobre esse tipo de veículo.

Como funciona um carro elétrico?

Para começar, os carros elétricos funcionam a partir de corrente elétrica. Ela gera energia e alimenta o motor.

A energia gerada fica armazenada em uma bateria, que é recarregável. Sendo assim, não há queima de combustíveis.

Para entendermos como funciona um carro elétrico, devemos conhecer seus principais componentes. São eles:

Bateria

Armazena a carga de energia que é responsável pela movimentação do carro. Quanto maior a potência elétrica da bateria, maior será a autonomia do automóvel, ou seja, a distância que poderá percorrer entre as recargas.

Inversor

Esse componente converte a corrente elétrica contínua em alternada. Isso permite que ela possa ser usada para alimentar o motor.

Motor de indução

Trata-se do motor acionado pela energia elétrica. Ele possibilita que o carro se mova.

Sistema de recuperação de energia

O sistema de recuperação de energia é composto por dispositivos que permitem reutilizar a energia cinética gerada pela desaceleração do automóvel. Toda vez que o freio é acionado, mais energia é gerada.

Porta de carregamento

É como a do seu smartphone, ou seja, a entrada para que a bateria receba energia para que seja recarregada e consiga desempenhar suas funções.

Por que investir em um carro elétrico?

Agora que você viu como funciona um carro elétrico, deve estar se perguntando quais motivos justificam a compra de um. 

Bem, o primeiro ponto que devemos pensar é na questão da sustentabilidade. Por mais que o processo de fabricação não seja tão amigo do meio ambiente, há compensação durante o uso.

O carro elétrico não depende de combustíveis fósseis e não emite gases poluentes. Sendo assim, ajuda a diminuir a poluição atmosférica.

Outro motivo para investir em um carro elétrico é que esse tipo de automóvel é mais silencioso, pois seu motor não emite ruídos altos.

Ainda tem mais: o motor de um carro elétrico também é silencioso porque seu mecanismo tem menos atritos. Para quem dirige o automóvel, a condução se torna muito confortável.

Por falar em conforto, o fato de o carro elétrico ter menos itens faz com que não exista a necessidade de certas manutenções, como a troca de filtros de combustível e o óleo do motor.

Os custos de manutenção chegam a ser 70% mais baixos quando comparados aos dos veículos convencionais.

A economia não fica só nisso, pois a eletricidade custa menos que os combustíveis.

Quais os tipos de carro elétrico?

Outro ponto importante, sobre como funciona o carro elétrico, é entender que existem alguns tipos diferentes. Por causa disso, o funcionamento de cada um é distinto. Listamos os principais:

Híbridos

Os carros híbridos são aqueles que funcionam por meio de combustíveis como gasolina, etanol ou diesel, mas usam a energia elétrica em determinadas situações.

Uma delas é na hora de dar partida no motor. Outra é quando atinge velocidade de cruzeiro.

Os automóveis híbridos não possuem porta de carregamento, pois a bateria é recarregada por energia cinética através das frenagens.

Híbridos com plug-in

Já os veículos híbridos com plug-in são aqueles movidos por eletricidade ou combustível. Quando uma fonte acaba, ele usa a outra.

A diferença está no fato de esses modelos serem recarregáveis por porta de carregamento, ou seja, basta conectá-los a uma tomada.

Elétricos com plug-in

Os elétricos com plug-in são os veículos 100% eletrificados. Não possuem motor à combustão, então a energia que adquirem vêm das fontes de eletricidade.

5 dúvidas sobre o carro elétrico 

Depois de saber como funciona o carro elétrico, quais são seus tipos e o porquê de investir em um, nós listamos aqui 5 dúvidas comuns a respeito dele. São elas:

1. O carro elétrico gasta muita energia?

De modo geral, uma recarga é capaz de fornecer energia suficiente para uma autonomia de 200 km a 300 km.

Os veículos eletrificados são planejados para que o gasto de energia seja otimizado. Porém, a quilometragem que o carro pode fazer com uma recarga varia de acordo com o modelo e a capacidade da bateria (kWh).

De modo geral, uma recarga pode fornecer energia suficiente para que o automóvel percorra entre 200 km e 300 km. O custo final do abastecimento depende da tarifa de energia da região. Alguns eletropostos não cobram a recarga.

2. A manutenção do carro elétrico é mais cara?

Não, pois o carro elétrico dispensa componentes essenciais aos modelos que funcionam à combustão. É o caso das velas de ignição, embreagem, óleo lubrificante e fluido de arrefecimento do motor.

Os reparos e revisões periódicas de carros elétricos custam menos que os de modelos convencionais.

3. Carro elétrico pode dar choque?

Não, pois o carro elétrico tem estrutura que isola seus componentes. Mesmo em acidente ou pane, existe um mecanismo que interrompe automaticamente a corrente elétrica.

4. Carro elétrico pode ir no lava jato? 

Pode e deve, para ficar sempre limpo e com a carroceria preservada. Lembre-se de que os componentes e sistemas elétricos estão isolados e protegidos.

5. A bateria vai ficar viciada?

Sabemos que, com o tempo, as baterias perdem capacidade porque a quantidade de ciclos diminui.

Se você sente isso no seu smartphone, saiba que no carro a deterioração é bem mais lenta. De modo geral, a performance da bateria original fica inferior à 80% quando o veículo passa dos 160 mil km rodados.

Também é importante saber que alguns fabricantes oferecem garantias para substituir as baterias caso fiquem abaixo de determinado nível de capacidade em período muito curto.

Aproveite para saber quais os melhores carros populares. Confira nossa lista para 2023!

Categorias