Dirigir para Uber e aplicativos de carona similares tornou-se uma alternativa muito interessante para pessoas que buscam complementar a sua renda, ou mesmo que veem na função uma solução temporária para o desemprego. Uma dúvida recorrente de quem deseja trabalhar como motorista de aplicativo é se vale a pena o alugar carro para este objetivo, ou se é melhor contar com um carro próprio.
A fim de sanar essa dúvida, fizemos este breve artigo. Falaremos sobre o que você deve levar em consideração ao alugar um automóvel para prestar esse serviço por meio da plataforma. Confira!
O que levar em consideração no aluguel de carros para Uber
Vários são os fatores que você deve levar em consideração. O primeiro deles é se há a necessidade de alugar um automóvel. Se você já tem um carro em casa, talvez ele possa ser utilizado para a função. Contudo, devemos destacar que rodando para a Uber, o automóvel vai precisar de mais manutenção e, por isso, a opção de alugar um carro se torna bastante interessante.
Dessa maneira, é importante que você opte por automóveis em bom estado, econômicos e que consigam desempenhar a função de forma satisfatória. É importante tanto conhecer dicas para comprar carro usado com segurança quanto ver o ranking de carros mais utilizados por motoristas de Uber e taxistas. Essa lista serve para nortear quais são os carros que apresentam o melhor custo-benefício.
Além de tudo isso, não negligencie sua própria percepção sobre o automóvel que escolher, afinal ele será seu instrumento de trabalho. Evite um automóvel com o qual você não se sente confortável, ou mesmo tenha tido uma má experiência no passado. É preciso aliar todos os fatores para que você possa trabalhar de forma mais produtiva.
Quais são os documentos necessários para alugar um carro
Ao alugar um automóvel, você deve ter uma noção dos documentos que são necessários apresentar para realizar a celebração do contrato. Dessa forma, destacamos:
- Apresentar e-mail de confirmação com a validação de segurança do Uber;
- CNH — Carteira Nacional de Habilitação;
- Cartão de crédito para caução;
- Adicionar EAR — Exerce atividade Remunerada a CNH, atesando que você usará o automóvel para tirar o seu sustento.
Conhecer a obrigatoriedade desses documentos é importante para que você já vá a empresa preparado, e não precise retorne várias vezes. Vale destacar que a ligação entre você e a uber é muito importante, especialmente para quem deseja conseguir um desconto, conforme destacaremos de forma mais profunda no tópico seguinte.
Tudo isso poupará seu tempo com trâmites burocráticos. E como destaca um antigo ditado, tempo é dinheiro. O quanto antes você pegar o automóvel, mais rápido você fará dinheiro com ele e assim conseguirá ganhar dinheiro extra, ou mesmo tirar a renda para você e sua família.
Condições especiais para motoristas cadastrados na Uber
Motoristas da Uber podem conseguir condições especiais de aluguel de veículos em diversas empresas. Por isso, não deixe de verificar se existem essas condições. Outro fator interessante é determinar o período de aluguel do veículo, que varia de acordo com cada contrato. Ele pode ser feito de forma semanal, quinzenal, mensal, trimensal, semestral, etc. Escolha a opção mais cômoda para você e que melhor se encaixa na sua rotina.
Sendo assim, após tudo que foi apresentado e respondendo de forma simples e direta a pergunta inicial deste artigo, podemos concluir que o aluguel de carros para Uber não é uma ideia necessariamente ruim. Entretanto, a opção de comprar o veículo também continua atraente, afinal o carro será seu para qualquer finalidade e o valor da parcela poderá compensar o investimento. Converse com um dos consultores da 101 Veículos hoje mesmo pelo Whatsapp e conheça modelos que você pode adquirir para o seu trabalho como Uber.