O preço dos combustíveis não colabora para a economia entre quem precisa dirigir, por isso é importante saber como calcular a autonomia do carro.
Esse tipo de informação ajuda até na hora de escolher um modelo, independentemente de ser novo, seminovo ou usado.
Quando você sabe qual é a autonomia do carro, consegue rodar e prever quando será necessário abastecê-lo novamente.
E nem pense em rodar até acabar o combustível, porque pane seca é, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, uma infração média.
Vamos juntos aprender como fazer o cálculo da autonomia do carro!
O que é autonomia do carro?
A autonomia do carro é a capacidade que ele tem de rodar antes de precisar reabastecer. Trata-se de um cálculo feito com base no consumo de combustível do seu automóvel.
Isso revela uma informação bem importante: a autonomia do carro está relacionada a diferentes fatores, sendo um deles a forma de dirigir.
Se você acelera além do normal ou só roda com o ar-condicionado ligado, saiba que a autonomia do carro tende a ser mais baixa.
O uso de recursos internos de segurança e conforto também afeta, como o tipo de câmbio do veículo.
A maneira mais fácil de controlar a autonomia do carro é por meio do computador de bordo, que fornece essa informação.
Aliás, alguns modelos vão além e contam com recursos que auxiliam na dirigibilidade mais econômica. Um deles é o indicador de troca de marcha.
Quando você troca a marcha na hora certa, consegue poupar combustível.
Ah! Estamos falando de carros que usam combustíveis como álcool e gasolina, pois a autonomia do carro elétrico é diferente.
Como calcular a autonomia do carro?
Se o seu automóvel não conta com um computador de bordo que informa a autonomia do carro, há uma maneira de calculá-la e descobrir a média de km por litro de álcool ou gasolina.
Para calcular a autonomia do carro, prepare o bolso. Você vai precisar completar o tanque e zerar o hodômetro parcial assim que der a partida. Outra opção é anotar o número exato do hodômetro total.
O segundo passo é rodar com o carro por uma determinada distância e, em seguida, completar mais uma vez o tanque. Assim que fizer esse processo, divida a quantidade de combustível abastecida pela quilometragem no painel de instrumentos do automóvel.
Para obter maior precisão no resultado, fala todos esses passos abastecendo o carro no mesmo posto. Mas ainda tem mais!
Esse processo deve ser feito três vezes. Some os três resultados e divida por três.
Digamos que os resultados foram 8, 9 e 10. A soma é 27, então a média de consumo é de 9 km por litro.
Para descobrir a autonomia do carro do exemplo acima, multiplique a capacidade de combustível do tanque pela média de consumo por litro, no caso 9.
O resultado será a quantidade média de quilômetros que o seu veículo roda com um tanque cheio.
Vou de álcool ou gasolina?
Pois é, tem diferença entre a autonomia do carro em cada tipo de combustível.
Se você quer descobrir qual é o melhor para o seu bolso, basta dividir o preço do etanol pelo da gasolina. Quando o resultado é abaixo de 7, é mais vantajoso.
Um resultado assim significa que o preço do álcool é de 70% em relação ao valor da gasolina.
No caso dos veículos que rodam com etanol, a autonomia costuma ser menor em comparação com a gasolina. Por isso, só compensa completar o tanque com ele quando o valor é inferior ao do outro combustível.
Agora que você sabe como calcular a autonomia do carro, considere essa informação na hora de adquirir um modelo novo, seminovo ou usado.
Lembre-se de que o combustível é um dos gastos que impactam no seu orçamento, portanto, pode ser um fator determinante na hora de fechar negócio.