O financiamento de veículos seminovos é uma das maneiras mais comuns de se adquirir esse tipo de bem. E acredite: muitas pessoas optam por ele!
Pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mostrou que 75% dos brasileiros desejavam trocar de automóvel ou adquirir um ainda no ano passado.
O principal motivo é a proteção e o conforto que o carro proporciona. A questão é que nem todo mundo tem dinheiro para comprar à vista, nem paciência para aguardar sorteio em consórcio.
Só que o valor de um veículo zero km, mesmo que básico, pode começar lá na casa dos R$ 60 mil. Com esse valor, você pode investir em um financiamento de veículos seminovos e adquirir um modelo com maior custo benefício. Veja como!
O que é financiamento de veículos seminovos?
O financiamento de um automóvel, seminovo ou não, funciona como um empréstimo. É uma opção para compra imediata do carro, mesmo que você não tenha o dinheiro para comprar à vista ou dar uma boa quantia de entrada.
Trata-se de um crédito fornecido por instituições financeiras, tanto públicas quanto privadas. Isso significa que ele está atrelado à cobrança de juros.
No caso do financiamento de veículos seminovos, o foco dessa modalidade é a compra de automóveis que não são zero km.
Para que um veículo seminovo seja chamado assim, ele deve ter:
- No máximo e anos de uso;
- Apenas um proprietário;
- Baixa quilometragem.
Por que comprar um seminovo?
Os veículos seminovos podem ser a solução para muitos dos desafios que envolvem, por exemplo, a compra de um carro zero-quilômetro. Dentre eles, o preço elevado e a depreciação.
Por falar em depreciação, você sabia que um carro novo pode perder cerca de 20% do seu valor assim que sai da concessionária? Isso acontece devido aos custos que o intermediário tem.
O impacto se estende ao valor da revenda, pois mesmo sem ter o cheirinho de novo e o exclusivismo do primeiro uso, os seminovos têm qualidades de um carro que saiu recentemente da fábrica. São elas:
Segurança
O modelo já foi testado e há como identificar seu nível de segurança ao motorista e passageiros. Também pode vir com equipamentos como airbags, sistema de frenagem avançado, sensores anti colisão e câmeras laterais e traseiras.
Garantia
Alguns fabricantes dão até 5 anos de garantia para seus veículos. Como o seminovo tem até 3, significa que há a possibilidade de o carro ainda estar coberto pela garantia de fábrica.
Acessórios
Quanto mais acessórios, melhor! Os seminovos podem ter alguns que incrementam o conforto e a dirigibilidade: bancos de couro, computador de bordo, assistente de partida em subida, travas elétricas em todas as portas, câmbio automático e outros.
Documentação
O custo da documentação costuma ser menor, pois a maioria dos seminovos vêm com os impostos pagos e ainda estão cobertos por seguradoras.
Como funciona o financiamento de veículos seminovos?
Se você gostou das vantagens de adquirir um veículo seminovo e quer fazer um financiamento, nós separamos o passo a passo:
Comece pela escola do veículo
Considere o tipo de uso que será feito, por exemplo, rodar na cidade ou no campo. Estude as diferenças entre os modelos compactos e os maiores, além do tipo de motor e o nível de economia energética.
Procure as instituições financeiras
Assim que tiver escolhido o veículo e souber o valor dele, busque as instituições financeiras. Algumas financiam entre 70% e 100% do valor.
Ou vá direto à concessionária
É importante saber que muitas lojas facilitam esse processo, possuindo parcerias com várias instituições financeiras. Dessa forma, basta preencher seus dados que a concessionária encaminha para as instituições.
Avalie as condições do financiamento
Assim que a loja retornar com as propostas de financiamento pré-aprovadas, você deve avaliá-las para identificar qual tem o melhor custo efetivo total.
Planeje-se financeiramente
Antes de dizer “sim” ao financiamento, verifique se o seu orçamento comporta o valor das parcelas propostas. O ideal é que o financiamento de veículos seminovos não comprometa mais que 30% da sua renda.
Com planejamento, você pode investir em um financiamento de veículos seminovos e ter um carro com todas as características e acessórios de um novo, mas com um preço mais justo e retirada imediata.E a assinatura de carro: será que vale a pena? Dá uma olhada aqui que te contamos os prós e contras dessa modalidade!