Os veículos vêm evoluindo constantemente com a chegada de tecnologias agregadas aos motores a combustão. Dentre o foco das inovações, você já se perguntou como funciona um carro híbrido?
Os carros híbridos vem ganhando as ruas em todo o mundo. Eles têm motores menores, que usam menos peças e ocupam menor espaço. Com isso, os automóveis ficam com peso inferior à média.
Mas como funciona um carro híbrido? A gente te explica e mostra ainda a diferença entre ele e o elétrico.
O que é um carro híbrido?
Imagine uma linha. Em uma ponta, estão os veículos que funcionam a combustão (gasolina, álcool e diesel). Na outra, estão os automóveis elétricos. O carro híbrido fica bem no meio dessa linha.
Em outras palavras, o carro híbrido utiliza esses dois tipos de motorização para seu funcionamento: tanto combustível quanto eletricidade.
Só que nem todos os veículos híbridos são iguais, pois há categorias que os diferenciam:
- híbridos leves;
- puros;
- plug-in.
Nós vamos detalhar cada uma delas mais para frente.
Qual a diferença entre carro híbrido e elétrico?
O carro híbrido usa, em sua motorização, eletricidade, mas ele não é elétrico. Sendo assim, qual a diferença para um automóvel elétrico?
O primeiro ponto que devemos entender é que o carro elétrico depende 100% de baterias de íons de lítio. Seu reabastecimento acontece por meio de fonte elétrica, ou seja, uma tomada.
Já os modelos híbridos possuem tanto o motor elétrico quanto um motor convencional a combustão.
Em alguns automóveis, esse motor elétrico existe apenas para auxiliar nas partidas, então não é o responsável por fazê-los rodar.
Entretanto, em outros casos, o motor elétrico serve como motor principal. Sua bateria é recarregada, portanto, pelo motor a combustão.
Para esses veículos, uma central eletrônica toma a decisão sobre qual motor vai entrar em funcionamento. Isso ocorre por meio de uma análise instantânea a partir de aspectos como maior desempenho ou mais economia.
Existem ainda modelos cujo carregamento da bateria ocorre quando há o acionamento dos freios.
Como funciona um carro híbrido na prática?
Agora que você sabe a diferença entre o motor híbrido e o elétrico, vamos ver como funciona um carro híbrido na prática.
Como possui dois motores, cada um cumpre funções próprias.
A fonte elétrica pode ser de dois tipos. Ou ela tem uma tomada para carga na rede elétrica (plug-in) ou sua carga ocorre durante a frenagem ou pelo motor à combustão interna, que funciona como um gerador.
O motor a combustão possibilita que o veículo continue em movimento, gerando energia para o propulsor elétrico. Aliás, vale destacar que o combustível será exigido em situações que demandam mais potência, como aclives.
E você sabia que alguns carros híbridos rodam tanto com gasolina quanto álcool? Esse é o sistema híbrido flex.
Como é o sistema híbrido flex?
O carro híbrido flex ganha uma função importante: a capacidade de queimar tanto o etanol quanto a gasolina. Essa inovação permite que o veículo seja movido por três diferentes fontes de energia.
É interessante destacar que o carro híbrido flex proporciona vantagens ao mercado, aos usuários e ao meio ambiente, pois contribui para a redução de gases que aumentam o efeito estufa, principalmente nas grandes cidades.
Qual é o consumo de combustível de um carro híbrido?
Uma das maiores vantagens do carro híbrido é sua economia de combustível.
O híbrido Toyota Prius, por exemplo, consegue autonomia superior a 812 km rodados na cidade. Já o Fiat Mobi, que roda exclusivamente com combustível, alcança no máximo 700 km rodados com um tanque.
Outro ponto importante a destacar é que, em alguns modelos, você pode escolher o modo de direção. Por meio dele, o sistema economiza mais ou menos combustível em troca de uma potência maior ou menor.
De toda forma, vale ressaltar que o veículo híbrido costuma ser bem econômico. Alguns modelos chegam a 46 km por litro, como o BMW X3 xDrive30e.
Quais são os tipos de carros híbridos?
Chegou o momento de conhecermos tipos de carros híbridos. Observe como cada um funciona e quais são suas vantagens:
Híbrido leve
O carro híbrido leve é aquele que possui um pequeno motor elétrico de 11 kW com 15V, 30V ou 48V de tensão, cujo funcionamento ocorre apenas na partida e na frenagem. Ele proporciona ao veículo mais flexibilidade e economia de combustível.
Parte da energia elétrica gerada por seu propulsor de emissão zero é passada para outras partes do automóvel. É o caso do ar-condicionado, sistema de som e itens eletrônicos de segurança.
Veículos híbridos leves vendidos no Brasil: Mercedes C200 EQ Boost e o Land Rover Range Rover Evoque.
Híbrido puro
Já o carro híbrido puro, também conhecido como híbrido convencional, é o mais vendido da categoria no momento.
Ele conta com um conjunto de baterias maior, capaz de impulsionar o automóvel. No entanto, o sistema é recarregado pelo motor a combustão.
Esse é o tipo de veículo cujo motor elétrico participa mais do seu funcionamento, sendo co-responsável pela tarefa de fazê-lo rodar.
Sua bateria costuma ser um pouco maior do que a instalada nos modelos leves, então permite alguns momentos de condução 100% elétrica. Isso ocorre em baixas velocidades ou enquanto o carro estiver na estrada.
Veículos híbridos puros vendidos no Brasil: Toyota Corolla, Corolla Cross e Honda Accord.
Híbrido plug-in
Outro tipo de carro híbrido é o plug-in. Seu funcionamento é igual ao convencional, citado no tópico anterior, mas há uma diferença no que diz respeito à forma de recarregar a bateria: isso pode ser feito por uma tomada, como nos elétricos.
O híbrido plug-in tem bateria com 10 kWh que proporciona a capacidade de percorrer longas distâncias, em alta velocidade. Nesse caso, usa apenas a bateria e seus propulsores de emissão zero.
Outra diferença está no preço, que costuma ser maior que os demais. Entretanto, o híbrido plug-on oferece mais vantagens em termos de desempenho e economia de combustível.
Veículos híbridos puros vendidos no Brasil: Volvo XC40 e S60, BMW 520e e Volkswagen Golf GTE.
Gostou de saber como funciona um carro híbrido?Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais e ficar por dentro de mais dicas do universo automotivo: Instagram, Facebook e YouTube.