Quem investe em um veículo, independentemente de ser usado, seminovo ou zero km, está criando um patrimônio. Mas como conseguir crédito para comprar carro?
O automóvel é um tipo de bem que ajuda muito no cotidiano de todos, tanto indivíduos quanto famílias. Facilita a locomoção na rotina pessoal e no trabalho.
A questão é que muitas pessoas deixam de lado o sonho de ter um veículo próprio. Dentre os motivos, destacamos a falta de capacidade de comprar o bem à vista.
A boa notícia é que existem opções de crédito para comprar um carro. Elas se tornam viáveis a partir de um bom planejamento financeiro.
Quer descobrir qual o melhor crédito para você comprar seu automóvel? Nós te mostraremos os tipos e compartilharemos dicas para organizar suas finanças.
O que é o crédito para comprar um carro?
O crédito para comprar carro, também chamado de crédito auto, é oferecido por instituições financeiras com o objetivo de permitir a compra de veículos. Eles podem ser tanto para uso pessoal quanto comercial.
Esse tipo de crédito conta com taxa de juros prefixadas e pode financiar modelos:
- zero km;
- seminovos;
- usados;
- nacionais;
- importados.
Dependendo da instituição financeira, o crédito pode chegar a até 100% do valor do veículo. Tudo depende da disponibilidade da instituição, ano de fabricação do carro e o nível de relacionamento com o cliente.
O prazo para pagamento do crédito para comprar carro costuma ser de até 60 meses.
Mas para você ter acesso a esse tipo de crédito, existem alguns critérios utilizados pelas instituições financeiras. São eles:
- CPF sem restrições;
- idade mínima de 18 anos e máxima de 70 anos;
- comprovante de renda;
- bom histórico de crédito;
- possibilidade de dar um percentual do valor como entrada.
Quais são os principais tipos de crédito para comprar carro?
É importante saber que existem diferentes tipos de crédito para que você compre um automóvel. Cada uma tem suas características, como as taxas de juros. Saiba quais são:
Crédito Direto ao Consumidor (CDC)
O Crédito Direto ao Consumidor é uma modalidade de financiamento que cede um valor como crédito para que você utilize para a compra de bens, como o carro.
Trata-se de um crédito fornecido com mais facilidade ao consumidor, no momento em que ele precisa.
O dinheiro é disponibilizado em conta corrente ou espécie.
Outra vantagem é a possibilidade de negociar as taxas de juros, pois você tem contato direto com a empresa credora.
Vale destacar ainda que essas taxas não sofrem alterações ao longo do período total de pagamento, pois são fixadas no início do contrato.
Ao comprar o carro com esse crédito, o bem sai em seu nome.
Leasing
Já no Leasing, ocorre um acordo firmado entre a concessionária e a instituição financeira. Por isso, enquanto o veículo não estiver quitado, ele permanecerá em nome da empresa credora.
A duração do Leasing é de, no mínimo, 24 meses. Pode ser estendido para até 42, desde que haja acordo.
Outro ponto é que a quantia faltante para quitação, chamada de valor residual, pode ser acordada de diferentes maneiras.
O acordo para o Leasing também fixa as taxas de juros.
Após o pagamento da última parcela, você pode transferir o veículo para o seu nome e deve arcar com o pagamento do processo que o envolve.
Consórcio
Ainda tem o consórcio, que é feito por meio de uma administradora.
A administradora reúne um grupo de pessoas interessadas em comprar o mesmo tipo de bem e estabelece parcelas que devem ser pagas mensalmente.
Todos os meses, uma quantidade de participantes é contemplada, ou seja, recebe uma carta de crédito para comprar o carro.
O objetivo da empresa é que, no encerramento do prazo acordado em contrato, todos os membros consorciados tenham sido atendidos satisfatoriamente.
A diferença, aqui, é que as prestações não são fixas e sofrem alterações ao longo do pagamento.
4 dicas para conseguir crédito para comprar carro
Agora que você sabe o que é crédito auto e quais são seus diferentes tipos, prepare-se para conseguir este valor para adquirir um automóvel. Nós listamos as principais dicas abaixo:
1. Regularize suas dívidas
A sua vida financeira aparece em diferentes órgãos, como aqueles que protegem crédito e o Relatório Empréstimos e Financiamentos (SCR), do Governo Federal.
Ambos consideram seus hábitos de compra e as formas como você faz pagamentos.
Ao pedir crédito para comprar carro, as instituições financeiras fazem uma análise dessas características para determinar se você será ou não um bom pagador.
Quando o CPF se encontra com restrições, por causa de atrasos e dívidas, são mínimas as chances de conseguir crédito.
Sendo assim, regularize suas dívidas antes de pedir crédito para comprar carro.
2. Coloque as suas finanças em dia
Controle e analise sua renda.
A situação ideal é aquela em que você tem, pelo menos, 30% do valor do bem para financiar o restante.
Essa entrada é importante, pois faz com que os juros das prestações não sejam tão altos e nem se prolonguem por muitos anos.
Avalie bem seu orçamento para conseguir poupar mensalmente e ter a capacidade de arcar com uma parcela de financiamento.
Não se esqueça de que, após a contratação do crédito para comprar carro, você terá mais despesas adicionadas ao seu orçamento.
3. Cuidado com o valor do veículo
Considere o valor do veículo antes de dar entrada no financiamento. Além da parcela a ser paga, você terá gastos com:
- combustível;
- revisões periódicas;
- seguro;
- IPVA;
- licenciamento e outros.
Tudo isso precisa caber nas suas contas.
Alguns modelos consomem mais combustível, enquanto outros têm reposições de peças que custam bastante. Há ainda aqueles cujos impostos são altos.
Pesquise bastante para que o seu orçamento não seja comprometido.
4. Mantenha sua documentação atualizada e disponível
Sempre que for solicitar crédito para comprar carro, a instituição financeira ou a intermediadora (que pode ser uma concessionária ou loja de confiança), vai pedir sua documentação.
Para facilitar o processo, esteja com ela atualizada e disponível. Sem essa documentação em mãos, o financiamento não pode ser nem simulado.
Ah! E assim que escolher o carro, caso seja usado ou seminovo, verifique com o vendedor se não há pendências legais e restrições como alienação ou penhora.
Está em busca de crédito para comprar carro?
Acesse agora o site da 101 Veículos e preencha seus dados para que possamos simular um financiamento!