Não esquecer a manutenção de ar-condicionado é importante para evitar muitas dores de cabeça. Uma delas é o superaquecimento do seu carro.
A climatização correta do seu automóvel é, além de um conforto importante, evita maus cheiros, proliferação de fungos e desperdício de combustível.
Claro, não podemos esquecer da comodidade de dirigir ou ser transportado em um ambiente com ar fresquinho, sem o vento forte vindo da janela.
Tudo isso é possível quando a manutenção de ar-condicionado se encontra em dia. Uma das maneiras de se fazer isso é não perdendo as revisões periódicas.
Veja como a manutenção de ar-condicionado é importante e saiba como a manutenção programada é feita. Conheça ainda os principais cuidados com esse sistema de refrigeração do automóvel!
Por que fazer a manutenção de ar-condicionado do carro?
Independentemente do clima, o sistema de ar-condicionado faz toda a diferença no uso do automóvel. Você já sabe que ele proporciona conforto, mas quando não é bem cuidado acaba sendo um incômodo.
O mau funcionamento envolve gastos, portanto, são muitos os benefícios de garantir a manutenção de ar-condicionado. Dá uma olhada nos principais:
Mantém o seu carro funcionando bem
O sistema de resfriamento do ar-condicionado ajuda a evitar problemas causados por superaquecimento. Quando o motor funciona aquecido demais, pode apresentar falhas que atrapalham o funcionamento do carro.
Evita problemas respiratórios
A manutenção de ar-condicionado ajuda a garantir sua saúde, pois evita problemas respiratórios. Os tubos do sistema de resfriamento são escuros e úmidos. Se não são higienizados, acabam estimulando a proliferação de micro-organismos nocivos para a saúde, como fungos e bactérias.
Ajuda a economizar combustível
Quando é mal regulado ou apresenta defeitos, o ar-condicionado automotivo faz com que o motor trabalhe com força extra, ocasionando em um maior consumo de combustível.
Diminui os gastos relacionados a imprevistos
Não tem situação mais chata que a de gastar um dinheiro que você não estava prevendo, né? Sendo assim, se a manutenção preventiva do ar-condicionado está em dia, são menores as chances de gastos relacionados a imprevistos.
Sem a manutenção correta, as peças desse sistema podem sofrer danos irreversíveis. Quando isso acontece, a quantia, além de inesperada, tende a ser maior que a da manutenção.
Aumenta o conforto do motorista e passageiros
Esse é o benefício mais conhecido da manutenção de ar-condicionado. Quando a temperatura é adequada, você tende a dirigir mais concentrado e de bom-humor. O mesmo vale para os passageiros, que viajam confortavelmente.
Como é feita a manutenção programada de ar-condicionado?
A manutenção de ar-condicionado é um conjunto de ações cujo objetivo é o de prevenção, para evitar reparos corretivos. Sendo assim, revisões periódicas corrigem desgastes naturais antes que se tornem problemas.
Durante a manutenção de ar-condicionado automotivo, o profissional responsável faz, dentre outras, as seguintes ações:
- Revisão e substituição dos filtros de ar e de secagem;
- Limpeza da grade e das mangueiras;
- Ventilação forçada do ar-condicionado;
- Reparos no sistema elétrico;
- Revisão de peças como válvula de expansão, condensador, compressor, evaporador e eletro ventilador de ar;
- Recarga de gás do ar-condicionado veicular, desde que necessário;
- Substituição de componentes danificados;
- Aplicação de spray de higienização do ar-condicionado para desinfectar e desobstruir a tubulação.
Quando fazer a manutenção de ar-condicionado?
Agora que você viu como é importante fazer a manutenção de ar-condicionado, saiba que ela deve ser incluída no cronograma de revisões do seu automóvel. Isso significa que deve ser feita a cada seis meses.
Seis meses é o prazo recomendado por especialistas para que o sistema de refrigeração do carro funcione corretamente, garantindo o cuidado tanto com o automóvel quanto com os seus ocupantes.
Quais cuidados devo ter com o ar-condicionado automotivo?
Alguns cuidados são bem importantes. O primeiro é não deixar o ar-condicionado desligado por muito tempo, pois as mangueiras podem ressecar e rachar, causando vazamento de gás.
Se tiver deixado o carro estacionado sob luz solar, dissipe o ar quente com a abertura das janelas. Faça isso por alguns minutos, antes de ligar o ar-condicionado.
Já o uso do botão de recirculação de ar é indicado para locais com muita fuligem ou fumaça. Se o uso for ininterrupto, o ar-condicionado acaba sobrecarregado e, consequentemente, tendo suas peças desgastadas mais rapidamente.
Viu como é importante cuidar e garantir a manutenção de ar-condicionado? Inclua esses procedimentos nos cuidados básicos do seu veículo e evite dor de cabeça e, consequentemente, prejuízos.
Aproveite para conhecer outros 10 cuidados para conservar seu seminovo!