Dicas

Quais os riscos do pneu careca? Entenda agora!

Equipe 101
Escrito por Equipe 101 em fevereiro 8, 2023
Quais os riscos do pneu careca? Entenda agora!
Fale com Nossos Consultores

Entre em Contato Através do Whatsapp

Se você está em busca de informações sobre quais os riscos do pneu careca, é porque se preocupa com sua segurança e a do seu veículo.

Mas nem sempre sabemos quando trocar os pneus do carro. Essa pode ser uma questão simples, mas acabam se transformando em um problema maior quando os condutores adiam as revisões do veículo.

Até a falta de atenção a alguns itens do carro, no dia a dia, faz com que os pneus fiquem carecas e, consequentemente, menos seguros.

A vida útil dos pneus dependem de muitas variáveis, desde a qualidade até os hábitos durante a condução do automóvel.

E o que acontece quando os pneus perdem seus sulcos?

Continue a leitura e veja quais os riscos do pneu careca!

Saiba quais os riscos do pneu careca

Nós preparamos uma lista com os principais riscos do pneu careca, que é aquele que perde os sulcos e fica mais liso e uniforme.

Causar acidentes de trânsito

Acidentes de trânsito são o principal risco de dirigir um carro com pneus carecas.

Quando perdem os sulcos e ficam carecas, os pneus acabam deixando de ter aderência ao terreno.

A consequência fica mítica durante a necessidade de frear ou realizar manobras rápidas, como nas emergências. Há uma falta de estabilidade e resposta precisa do veículo.

E atenção: quanto maior for o desgaste, mais perigoso fica.

Enfrentar risco maior de aquaplanagem

Os pneus carecas não têm texturas, então ficam muito lisos. A falta de sulcos, que são por onde a água escoa, deixa o carro com mais probabilidade de sofrer aquaplanagens.

A aquaplanagem é o fenômeno no qual os pneus, quando passam sobre uma fina camada de água, perdem aderência ao solo.

Quando dirigimos em alta velocidade por estradas molhadas, uma camada de água pode se acumular entre o pneu e a superfície do terreno.

Sem os sulcos, a água não tem por onde escorrer e o pneu perde o contato com a estrada. Quando isso acontece, o veículo deixa de responder à direção.

Esse fenômeno é muito perigoso. Em velocidades acima de 70 km/h pode causar graves acidentes.

Caso você enfrente uma situação de aquaplanagem, desacelere e tente manter a direção sempre em linha reta até retomar o controle do seu carro.

Cometer uma infração de trânsito

Outro dos riscos do pneu careca é cometer uma infração de trânsito.

Pois é, o Código Brasileiro de Trânsito diz que os condutores que forem flagrados dirigindo veículos com falta de manutenção adequada serão punidos com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

E o que seria falta de manutenção adequada? Bem, os pneus carecas são considerados uma situação crítica, pelo risco que apresentam aos demais condutores, ciclistas e pedestres.

O motivo já foi dito aqui: a falta de estabilidade que causam ao veículo.

Interferir no alinhamento e balanceamento do veículo

Continuando nossa lista sobre quais os riscos do pneu careca, aqui vai mais um.

Pneus gastos interferem no alinhamento e balanceamento do veículo. Isso obriga o condutor a empregar mais força na hora de fazer curvas, por exemplo.

Essa condição acaba diminuindo a segurança e a estabilidade do condutor.

Derrapar o veículo

A falta de aderência adequada dos pneus no terreno faz com que o veículo derrape com mais facilidade. 

Em uma ladeira, por exemplo, o veículo pode perder a capacidade de se manter parado e deslizar até encontrar um obstáculo.

Pneus carecas causam risco de capotamento até em uma simples curva ou durante uma freada mais brusca.

Atolar o carro em estradas de terra

Para quem dirige por estradas de terra, é ainda mais importante saber quais os riscos do pneu careca.

Além do risco de derrapagem citado anteriormente, os casos de atolamento são maiores em veículos que estão com os pneus carecas.

Isso acontece pelo mesmo motivo da aquaplanagem. Há menos tração nas rodas, prejudicando o desempenho em terra, barro e areia.

Aumentar a propensão a estourar

Além de comprometer a dirigibilidade, aumentando as chances de aquaplanar e dificultar as frenagens, os pneus carecas são mais vulneráveis a estourar em buracos ou emendas acentuadas na pista.

Dependendo do nível de desgaste do pneu, as lonas de aço que fazem parte da estrutura do pneu podem ficar expostas e sofrer oxidação por causa da umidade.

Com a oxidação delas, a estrutura do pneu fica extremamente fragilizada.

Sinais que indicam que está na hora de trocar os pneus do carro

Depois de saber quais os riscos do pneu careca, chegou o momento de aprender a reconhecer os sinais que indicam o momento de trocar. São eles:

Dedique um tempo à rotina do carro 

O tipo de pneu, o volume de carga, a estrada e a manutenção indicam a frequência com que você deve trocar os pneus. 

Um carro usado no trabalho, para carregar equipamentos e objetos pesados, acaba tendo seus pneus desgastados com mais frequência do que o veículo usado pela família apenas para passear aos finais de semana.

Analise o indicador de desgaste de rodagem

O indicador de desgaste de rodagem é muito simples de ser conferido.

Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus têm, por padrão, 1,6 mm de profundidade. Quando o encosta no TWI, então está na hora de trocá-lo.

Você identificou algum problema no pneu 

De repente você identificou algum problema no pneu, como rasgos e bolhas. Esses são sinais de que ele precisa ser trocado o quanto antes.

Problemas assim surgem quando o carro passa por algum objeto. Mesmo novos, é fundamental que sejam trocados — e não hesite em, quando for possível, acionar a garantia.

Passou da data de validade

Sim, os pneus têm data de validade. O período desses produtos é de cinco anos.

Entretanto, esse prazo não significa que a troca é obrigatória. A validade funciona como guia, para que problemas a essa altura sejam encarados com mais seriedade.

Agora que você conhece quais os riscos do pneu careca, aproveite para pegar dicas sobre como dirigir mais tranquilo ouvindo uma playlist de carro.

Categorias