Dicas

Revisão do carro: entenda quais peças necessitam de mais cuidado

Blog_101
Escrito por Blog_101 em outubro 19, 2022
Revisão do carro: entenda quais peças necessitam de mais cuidado
Fale com Nossos Consultores

Entre em Contato Através do Whatsapp

Você sabia que quem não costuma fazer a revisão do carro está mais propenso a se envolver em acidentes de trânsito? Não é exagero.

Alguns problemas são silenciosos e, quando se manifestam, já é tarde demais. É o caso do fluido de freio, cuja troca se faz necessária para fazer o carro frear.

Quando há acúmulo de água no sistema, ocorre um sintoma bem característico: ao pisar no freio, você sente que o curso do pedal fica mais longo.

A falta de manutenção preventiva nos veículos é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Nas chuvas, por exemplo, os pneus carecas causam aquaplanagem e consequente perda do controle do veículo.

Além dos acidentes, há multas para quem conduz veículo em mau estado de conservação.

Veja, abaixo, os itens que mais necessitam de cuidado e devem ser observados em uma revisão do carro.

Alinhamento, balanceamento e calibragem dos pneus

A calibragem dos pneus deve ser feita a cada 15 dias. De modo geral, os postos de combustíveis não cobram por esse tipo de serviço — que você mesmo executa.

Trata-se de uma tarefa muito simples e que faz bastante diferença na direção. Proporciona segurança e conforto ao dirigir.

Também é importante realizar o alinhamento e o balanceamento, pois ambos evitam desgastes e garantem a estabilidade do veículo em movimento.

Atente-se ainda às condições dos pneus, pois por fora podem aparentar bom estado. Mas o desgaste pode ser interno.

Suspensão e amortecedores

Quando os amortecedores se encontram em mau estado, a direção do veículo se torna mais difícil.

Por causa das más condições das ruas, avenidas e estradas brasileiras, que apresentam muitos buracos e desníveis, a verificação da suspensão na revisão do carro passa a ser indispensável.

A revisão da suspensão corrige os pontos de fixação do veículo.

Além disso, a revisão inclui inspeção de amortecedores, molas, terminais, bandejas, entre outros itens interligados.

Quando estão funcionando corretamente, os amortecedores absorvem os impactos e garantem mais conforto e estabilidade ao dirigir.

Se um dos amortecedores apresentar defeitos, recomenda-se a troca do par, para que haja equilíbrio da suspensão nos eixos.

Fluido de freio

Falamos dele no começo deste texto, lembra?

O fluido do freio é o responsável pela transmissão da pressão do pedal até as rodas. Por causa disso, é um dos itens mais importantes da manutenção preventiva de um automóvel.

Atente-se para manter a troca em dia e evitar acidentes.

Troca de óleo

O óleo é o componente que garante o bem-estar do motor. Mantém as engrenagens bem lubrificadas, assim como as demais peças que trabalham em conjunto com ele.

Verifique o nível de óleo do automóvel com certa frequência. Quando estiver baixo, não complete-o. Substitua-o! A troca também vale para o filtro, que precisa ser do modelo indicado pelo manual do proprietário do veículo.

Água do radiador

A verificação da água do radiador é bem simples e pode ser feita no posto de combustíveis. Peça ao frentista que verifique o nível.

De forma geral, a água do radiador dura 30 mil km dentro do circuito de refrigeração do automóvel. Esse tempo também é o de duração do aditivo do radiador.

Quando a água estiver abaixo do nível, seu carro pode superaquecer.

No caso dos carros usados ou seminovos, essa verificação deve ser ainda mais cautelosa, pois outras pessoas deveriam ter visto a água do radiador.

Luzes

As luzes do veículo, tanto externas quanto internas, são muito importantes. Elas alertam outros condutores sobre suas ações futuras, além de indicar problemas com o veículo.

Todas as luzes devem funcionar perfeitamente: painel, lanternas, setas, freio, farol alto e pisca-alerta.

Como são luzes, não há reparo e sim substituição.

Bateria

Outro item que necessita de cuidado na revisão do carro: a bateria.

Em muitas revisões, a bateria costuma ser ignorada, pois há outros itens que demandam verificação urgente.

Só que a não verificação da bateria pode ser uma atitude perigosa, pois seu desgaste é silencioso e não apresenta sintomas claros.

Quando há falha na bateria, seu veículo pode sofrer uma pane elétrica e te deixar a pé.

Sistema de freios

Como você viu no item sobre o fluido de freio, esta é uma parte muito importante do seu veículo. Problemas no sistema de freios podem causar acidentes.

Sem ele, você não consegue reduzir a velocidade ou parar totalmente seu carro.

Como é composto por vários componentes, o sistema de freios requer atenção especial. Algumas partes não precisam de manutenção, enquanto outras demandam trocas regulares.

Uma vez que a vida útil dos freios é dividida entre seus componentes, não deixe o sistema de freios sem revisão por muito tempo.

Sistema de embreagem

Não descuide ainda do sistema de embreagem, pois quando os problemas dele chegam, seu veículo fica impedido de rodar.

A manutenção preventiva é mais do que necessária, pois a menor quantidade de reparos nesse sistema implica em menos gastos com reposição de peças.

Aliás, é importante destacar que a qualidade das peças utilizadas garante maior tempo de uso da embreagem em boas condições.

Sinais como pedal duro, ruído excessivo e trepidação indicam que o sistema de embreagem está precisando de manutenção.

Quando devo fazer a revisão do carro?

Existem duas maneiras de saber quando está no momento de fazer a revisão do carro: quilometragem ou tempo de uso do veículo.

De modo geral, os fabricantes indicam uma revisão a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 6 meses.

Se você não tem boa memória, deixe anotada a última data da revisão e coloque um alerta no seu smartphone para lembrá-lo da próxima.

Como cada montadora tem suas próprias regras no que diz respeito ao tempo de revisão para os veículos. Sendo assim, a data pode variar dependendo do modelo. Por isso, consulte o manual do proprietário.

Ah! Aproveitando a oportunidade, saiba que o manual do proprietário deve ser armazenado cuidadosamente. Nele, constam informações como periodicidade da revisão e as peças do veículo que devem ser trocadas.

E já que estamos na primavera, a caminho da estação mais quente do ano, aproveite para ver o quão importante é a manutenção do ar-condicionado do seu carro!

Categorias